Após a regulamentação do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, mais de 20 milhões de famílias beneficiadas já podem solicitar o crédito consignado. No entanto, algumas pessoas estão com problemas para solicitar o crédito e, por isso, vamos te mostrar porque você não consegue fazer o empréstimo do Auxílio Brasil.
Em agosto, o Ministério da Cidadania divulgou a lista dos 12 bancos que já realizaram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Entre eles, também contamos com a Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição do benefício.
Contudo, mesmo que o empréstimo possa ser realizado facilmente pelo aplicativo, algumas pessoas não estão conseguindo solicitar o crédito especial. Por isso, vamos te mostrar o que pode ter acontecido caso você tenha tido seu empréstimo consignado negado.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Além de ser um beneficiário do Auxílio Brasil ou do BPC, a Caixa também determinou alguns critérios para aprovar o crédito consignado. Entre eles, temos:
O beneficiário precisa estar recebendo o auxílio há mais de 90 dias;
Não poderá estar na regra de emancipação, ou seja, o benefício não pode ter data de término de recebimento;
O beneficiário deve estar com seus dados cadastrais e atualizados no Ministério da Cidadania.
Aliás, caso você não tenha feito uma revisão junto ao Ministério da Cidadania, é necessário solicitá-la para ter acesso ao crédito consignado.
Por que não consegui fazer o empréstimo do Auxílio Brasil?
Atualmente, uma reclamação comum entre alguns beneficiários do Auxílio Brasil é o impedimento do crédito consignado. Isso porque, durante a contratação, a seguinte mensagem aparece:
“Desculpe, não foi possível realizar a operação. No momento, você não consegue contratar o empréstimo consignado.”
Na prática, isso ocorre devido a uma falha na operação da contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Além disso, a mensagem poderá aparecer se o beneficiário não se enquadrar nas seguintes exigências:
- Estar fora da regra de emancipação;
- Ter os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- Recebimento do benefício há mais de três meses.
Caso tal mensagem apareça na tela, é necessário averiguar se você se enquadra nos requisitos para ter acesso ao crédito. Por outro lado, se a transação for bem sucedida, você receberá uma mensagem no aplicativo com as seguintes informações do crédito:
- Duração do contrato de empréstimo;
- Taxa de juros do crédito consignado;
- Valores de cada parcela;
- Valor total a ser pago;
- O valor do benefício após o desconto das parcelas;
Sendo assim, a seguinte mensagem aparecerá em caso de reprovação do empréstimo consignado:
“Sua proposta de contrato está em análise e o resultado sai dentro de 48 horas. É só aguardar! Não precisa se preocupar, você vai receber o resultado por mensagem. Se aprovado, o dinheiro cai na conta que você recebe o benefício.”
O que fazer quando o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil não é aprovado?
Então, caso você atenda todas as exigências para solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, e mesmo assim não consiga solicitar o crédito, é necessário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Inclusive, isso também vale para falhas nos sistemas que te impedem de receber o benefício.
Por fim, na agência, você irá verificar sua inscrição no Auxílio Brasil, e eventuais pendências no seu cadastro. Então, por lá, será possível analisar a sua situação e, caso esteja tudo certo, solicitar o empréstimo.