Primeiramente, é muito comum que uma série de sucesso deixe todo mundo na espera de mais e mais episódios. Normal. Mas, uma outra coisa acontece: quando a série é baseada em fatos reais, as pessoas ficam loucas querendo saber como foram os fatos históricos que originaram a série. Conheça a história real dos Peaky Blinders.
Neste sentido, podemos dizer que Peaky Blinders é um bom exemplo dessa procura coletiva. Basicamente, a série conta a história de uma gangue que domina a pequena cidade de Birmingham, que é liderada por Thomas Shelby. Portanto,uma história que envolve crimes, mortes e navalhas!
Por isso, vamos te mostrar um pouco da história que serve como pano de fundo da série, e falar também um pouco do fim que essa gangue teve. Afinal, eles eram mesmo imbatíveis e cruéis? Eram realmente tão influentes assim? Vamos te mostrar tudo isso a frente! Confira!
Conheça a história real dos Peaky Blinders:
Quem eram os Peaky Blinders?
Para começar, por volta do fim do século 19, a Inglaterra estava em uma crise econômica que levou a uma série de criminalidade sem precedentes. Neste sentido, cidadãos comuns passaram a cometer crimes para se manter e, como consequente, diversas gangues começaram a surgir.
Neste sentido, a Peaky Blinders – dominada por Kevin Mooney – resolveu desafiar o sistema britânico lá por volta de 1890. Sendo assim, o líder da gangue sempre alterava o próprio nome, como Thomas Gilbert, o que deve ter servido de inspiração para criar o “Thomas Shelby”.
Logo após essa situação, os Peaky Blinders foram desafiados por uma gangue rival, os Cheapside Sloggers, que buscavam dominar diversas áreas territoriais e encontraram os Blinders pela frente. Eles tentaram, mas não conseguiram tomar o domínio que ainda pertencia a gangue de Kevin Mooney.
Como a série foi inspirada?
Basicamente, o nome da gangue foi inspirado nas vestimentas dos seus membros. Assim, “Peaky” é um tipo de chapéu pontudo, e “Blinders” vem do fato deles sempre esconderem o rosto. Sendo assim, podemos dizer que é uma grande diferença entre a vida real e a série.
Aliás, diferente da série, os Peaky Blinders não eram invencíveis: Os Birmingham Boys, uma outra gangue da época, conseguiram ter domínio sobre os Blinders e tomaram o posto da gangue após duas décadas de poder. Inclusive, os Blinders sumiram da cidade e nunca mais foram vistos!
Por fim, podemos dizer que diferente da série, os Blinders da vida real costumam cometer pequenos crimes, como furtos em lojas, assaltos, roubo de bicicletas, entre outros. Sendo assim, eles eram considerados apenas jovens rebeldes pela população local.
O que é real e o que é ficção?
Uma frase comum no dia a dia é “A vida imita a arte”, mas na verdade é “A arte imita a vida”. Muitas produções incluindo os Peaky Blinders são produções baseadas em fatos reais.
O Steven Knight diz que a ideia da série surgiu devido a histórias que seu pai contava , de homens bem vestidos, com boinas e armas em seus bolsos.
Enquanto na série a trama se passa em 1920, os verdadeiros surgiram em 1890, como consequência de uma recessão econômica.
Como era a organização criminosa?
Os verdadeiros Peaky Blinders, não estavam preocupados em terem poder na Inglaterra, e por isso o grupo não era não organizado quanto relatado na série, e suas atividades não eram extraordinárias.
Em sua maioria, os delitos eram pequenos, como roubos, assaltos e invasões às propriedades, sendo os mais elaborados fraude, porém sem estratégias bem elaboradas.
A série é composta com uma rivalidade e luta de poder, e alguns desses rivais eram verdadeiros, porém, eles se prejudicam e não conseguem sair na frente.