Primeiramente, no último dia 21, o Spotify anunciou que pretende investir em podcasts de vídeo. Neste sentido, os usuários já poderão fazer uploads de vídeo para os seus canais. Logo, podemos dizer que a plataforma procura aumentar o seu catálogo para incluir novas funções aos usuários. Spotify libera podcasts em vídeo. Confira a novidade!
Sendo assim, os podcasts em vídeo chegam para aprimorar a plataforma que busca integrar novos conceitos e oferecer uma melhor monetização para os seus usuários. Assim, diante dos podcasts de áudio que já são um sucesso no Spotify, agora será possível gravar vídeos para ser como conteúdo.
Neste sentido, este novo recurso está disponível somente no Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos. Mas, a companhia já informou que pretende lançar a novidade em outros países no futuro. Então, será que teremos uma grande concorrência com o Youtube?
Como vão funcionar os podcasts em vídeo?
Primeiramente, a proposta surgiu de uma parceria do Spotify com a empresa Riverside, que trabalha com gravações remotas, onde será possível gravar e postar vídeos pela ferramenta Anchor, que também é do Spotify. Sendo assim, elas promete revolucionar a atual plataforma de streaming musical e Spotify libera podcasts em vídeo.
Logo, uma das funcionalidades que a novidade possui é a interatividade. Neste sentido, os usuários poderão responder a perguntas e enquetes, além de falarem diretamente com o podcast ao vivo. Além disso, também será possível ter um embed dos vídeos, para adicioná-los em outras páginas.
Outra coisa que foi informada é que não será possível fazer download dos vídeos criados como podcasts. Mas, o Spotify informou que será possível baixar o áudio sem problemas. Logo, podemos dizer que ele tem como uma das suas missões criar um embate com o Youtube, famoso por seus podcasts em vídeo.
Os podcasts em vídeo do Spotify possuem benefícios?
Para começar, um grande diferencial da novidade é poder assistir os vídeos em segundo plano. Assim, mesmo que a tela do celular esteja bloqueada, o vídeo continuará sendo reproduzido normalmente, diferente do Youtube que restringe essa possibilidade apenas para usuários Premium.
Por isso, será uma excelente opção para quem deseja curtir os podcasts em vídeo, mas quer continuar navegando em outros sites ou páginas. Sendo assim, esse pequeno ato faz uma total diferença para aqueles que consomem esse tipo de conteúdo. Afinal, nem sempre estamos dispostos a assistir o vídeo por completo.
Por fim, podemos dizer que a novidade promete abalar o mundinho dos podcasts. Em um período que os vídeos bombam no Youtube, ter uma concorrência desse tipo implica em uma maior produção de conteúdo, o que é excelente para quem ama esse tipo de material. Está ansioso para a sua chegada no Brasil?
Será que são de fato uma inovação?
Usuários novatos com certeza não se lembraram, mas não é a primeira vez que o Spotify libera vídeos, isso aconteceu em 2015, porém a abordagem não deu certo e foi retirada.
Esses vídeos eram de shows originais, contudo os formatos podcast são extremamente diferentes, e já fazem sucesso na plataforma sem a disponibilidade de vídeos.
Os podcast crescem em uma frequência altíssima, onde similarmente foi criado uma tentativa de aplicativos similares com o estilo de áudio, como o ClubHouse.
Como assistir podcast em vídeo no Spotify?
Para acompanhar os conteúdos em vídeo da plataforma, será necessário que o usuário abra o conteúdo do podcast em tela cheia e obviamente precisa ser compatível.
Sobretudo, para aqueles que gostam de economizar nos dados de navegação, essa nova versão em vídeo consumirá mais dados do que o habitual.
Todavia, se você deseja assistir no conforto da sua casa, com o seu wi-fi essa experiência só terá pontos positivos, trazendo todos os sentidos em apenas um lugar.