Muitas vezes ficamos em dúvida sobre formas que podemos ajudar a nossa população e às vezes com atos simples podemos fornecer informações que são de grande valia para muitos pesquisadores e o governo. Use seu celular para ajudar a ciência.
O cientista cidadão é uma realidade muito difundida no exterior e vem crescendo cada vez mais no Brasil. Basta ter um celular conectado a internet e sair desbravando o mundo da melhor forma que gostamos, apreciando cada momento. Abaixo listamos alguns projetos que você pode auxiliar. Use seu celular para ajudar a ciência.
Contando estrelas
Que tal ajudar os cientistas contando estrelas? Essa é a premissa do Globe at night onde o cidadão basta contar as estrelas de determinada constelação de acordo com a sua localização. Essa ação visa impactar sobre a poluição luminosa nas grandes cidades.
Durante o ano são várias ações de conscientização além de campanhas para atrair mais voluntários a contar estrelas vistas a olho nu dependendo da sua posição no globo.
Catalogando a natureza
Já andou em uma mata ou então na praia e viu alguns bichinhos que não conhecia? Você pode ajudar a catalogar ele com o iNaturalist, basta fotografar que ele é enviado para um banco de dados de cientistas daquela região.
Assim você ajuda com que seja levantado a incidência de determinado animal nesta época do ano, além de também aceitar plantas e outros microrganismos. Esse tipo de projeto auxilia inclusive ao controle de extinção dependendo da região e da escala de predação animal.
Por exemplo, a falta ou excesso de determinado ser em um ambiente pode sugerir a presença ou falta de predador natural daquela presa, o que pode causar um desequilíbrio natural.
Testando a água
É normal que a salubridade da água seja diferente dependendo da região do mundo, isso porque cada local tem sua forma de tratar e distribuir a água potável para a população, pensando nisso a EarthEcho International tem distribuído kits de testagem da água e os resultados são submetidos online.
Isso auxilia para um mapa da qualidade da água, além de ajudar os cientistas a buscarem opções de melhoria em alguns lugares do mundo. O kit custa até US$ 50, mas há uma lista de espera para o envio gratuito também.
Prevendo acidentes
O Brasil sofreu nos últimos anos com alguns deslizamentos de terra que causou mortes e a perda material de várias famílias. Suas vidas nunca mais serão as mesmas e isso poderia ser prevenido com um programa da NASA.
O Landslide Repórter busca informações sobre deslizamentos de terra no mundo todo e mapeia causas, prevenções e até mesmo notificar em caso de evacuação, basta que o morador ou visitante de determinada região reporte pelo site qualquer anormalidade encontrada na região.
Ajudando com a meteorologia
Mais um projeto da NASA, mas dessa vez é o Globe Cloud Gaze, que quer identificar mudanças climáticas e até mesmo os resultados do efeito estufa. Para participar é fácil, acesse o site e você pode escolher uma das duas opções de voluntários.
Uma é com fotos das nuvens, nele você envia uma foto do céu no momento que quiser, essa foto vai para um banco de dados que é analisado levando em consideração sua localidade, horário, estação do ano e diversos outros fatores.
A segunda é “O que você está vendo” que é basicamente para que você descreva como está a sua região, quantidade de chuva, vento, areia e outros eventos da natureza, que também são analisados os relatos e avaliados.
Independente da forma que desejar ajudar o mundo, faça agora mesmo! Com pequenos atos, sem muitos aparatos, apenas com o celular você pode fazer a diferença.