Que o brasileiro tem uma criatividade incrível não podemos negar, desde formas de encontrar caminhos alternativos para situações de aperto e até mesmo na culinária. Inclusive com invenções que podem até levar o nome de outro país, mas só existe aqui mesmo. Conheça as 10 culinárias que só existem no Brasil.
Você já parou para pensar que talvez o pão francês não exista na França? Ou até mesmo o molho bolonhesa não tenha sido criado na região de Bologna? Pois acredite, nem tudo que vemos por aqui existe por lá.
Abaixo listamos as 10 invenções culinárias que só existem no Brasil. Nós sabemos que elas continuarão gostosas mesmo depois que você descobrir como a criatividade do brasileiro nos levou tão longe. Conheça as 10 culinárias que só existem no Brasil.
10 culinárias que só existem no Brasil – Vamos começar com os doces
Existe uma sobremesa bastante conhecida em São Paulo, mas em todo o Brasil também, que leva um creme branco bem gelado e firme com uma base de chocolate e bolachas cobertas de chocolate ao redor. Sim, estamos falando da Torta Holandesa que foi criada em 1991 pela campinense Silvia Maria, ela queria um pavê mais elaborado e saiu essa preciosidade, mas que não existe na Holanda.
E o que falar da Palha Italiana que não existe na Itália? Ela foi inspirada num outro doce conhecido por aqui, o salame de chocolate, mas vamos combinar, um doce feito com brigadeiro tinha que ser totalmente brasileiro.
Elas foram febre no Brasil em 2013 mas de mexicanas só o nome mesmo. As Paletas Mexicanas não são possíveis de encontrar no México, mas por aqui esse sorvete recheado ganhou o coração dos clientes. Por lá as paletas são feitas apenas de frutas, daí a inspiração.
E os salgados?
Com certeza você conhece um certo bife empanado e frito, coberto de molho e queijo, mas esse Bife à Parmegiana não existe em Parma. Criado em São Paulo por um imigrante italiano a receita foi adaptada da conhecida por lá, porém trocou-se a beringela pela proteína, e foi uma ótima troca!
Mais uma invenção que teve o toque de imigrantes foi o Beirute que não existe na cidade homônima, aliás apenas o pão sírio vem daquela região, o restante foi adaptação e jeitinho para cobrir a falta de ingredientes num dia de muito movimento numa lanchonete da década de 50.
E o amor chamado como Strogonoff? Sim, na Rússia existe um prato com esse nome, porém é feito de uma forma bem diferente da nossa que não leva ketchup ou mostarda, logo nosso prato ganha disparado numa disputa com a iguaria russa.
Pratos reformulados
Além dos pratos batizados com nomes de outros países o brasileiro adaptou diversos outros pratos, como o caso do Cachorro-Quente, que aqui tem muito mais ingredientes do que o americano. Também é o caso do Churros que no México é apenas a massa frita com alguns molhos para acompanhar e aqui nós recheamos a massa e em alguns lugares tem até cobertura.
E o nosso Rodízio japonês que leva diversos pratos que não tem em nenhuma parte do Japão? Um exemplo é o Hot Roll, um clássico de nossos restaurantes, assim como nossos sushis com cream cheese também.
Outro bem conhecido é o Croissant que aqui é bem recheado e alguns são doces, já na França o pãozinho é bem conhecido, mas sem qualquer recheio ou acompanhamento. Vamos combinar que o nosso é bem melhor!
O brasileiro tem uma mente incrível para muitas coisas, um exemplo é claro com essas invenções maravilhosas que ganham todo o Brasil e até mesmo quando estrangeiros nos visitam. É o jeitinho brasileiro de fazer culinária, abraçando cada vez mais o gosto de todo mundo.