O wifi é item obrigatório em qualquer residência atualmente. Podemos dizer até mesmo de ser um item essencial, principalmente após a vinda do home office para diversos trabalhadores. Diversos itens do nosso dia são conectados a internet como celulares, notebook, televisões, dispositivos de home care e muitos outros. Veja como melhorar o sinal do wifi.
Pensando nisso que a qualidade da sua conexão deve ser ótima e limpa e reunimos hoje algumas dicas de como melhorar o sinal do wifi da sua casa, trazendo mais navegabilidade nos seus dispositivos sem ficar travando ou caindo o tempo todo. Veja como melhorar o sinal do wifi.
Tenha um bom lugar para o roteador
Ter um lugar excelente para o seu roteador pode interferir diretamente na qualidade do serviço oferecido para a sua residência inteira. Um mau posicionamento pode inclusive ser a resposta para que não funcione internet em determinado cômodo da casa.
Na hora de comprar seu roteador veja qual o raio de alcance que ele atinge. Isso pode te ajudar a escolher o melhor lugar da casa para que ele fique e assim distribua conexão para todos os lugares.
Pense também qual o cômodo que mais vai usar a internet e coloque o dispositivo nele ou o mais próximo possível.
Cuidado com a quantidade de telas
Entenda as necessidades da casa e quantas pessoas usarão ao mesmo tempo nos momentos de pico de pessoas, isto é, os horários que terá mais pessoas na casa. Às vezes a qualidade recebida da internet pode ser apenas uma banda insuficiente para a quantidade de uso.
Cada conexão captura um pedaço da banda da internet, isso é, quanto mais dispositivos conectados e usando menor será a fatia para todos igualmente e interfere na qualidade recebida. Por isso evite ter muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo.
Isso vale para aplicativos que operam em segundo plano, fique atento!
Verifique qual o padrão de segurança
É usual que o padrão de segurança seja o WPA ou o WPA 2, que significa Wifi Protected Access. Ou seja, é a proteção para que evite o acesso ilegal de pessoas desconhecidas na sua rede e garante assim que apenas quem possua a sua senha consiga entrar.
Para essa verificação veja o endereço que está impresso no verso do seu roteador, acessando o caminho indicado você verá qual é o padrão de segurança e poderá alterar se necessário. Vale lembrar que se preferir você pode acionar o seu provedor de internet para esse procedimento.
Desligue quando não estiver usando
Todo o dispositivo de tecnologia possui um tempo de vida útil. No caso do roteador é normal que em situações de superaquecimento ou uso ininterrupto o aparelho possa se desgastar de forma mais rápida.
Por isso é interessante ficar de olho, se for viajar ou sair por longos tempos em que ninguém vai usar a internet desligue o roteador. Isso pode ajudar com que ele dure mais tempo e não ficará obsoleto, o que claramente oferece danos à qualidade da internet distribuída.
Não esqueça de manter seus dispositivos atualizados, alguns softwares de celulares e tablets por exemplo podem interferir no desenvolvimento da navegação, deixando o aparelho lento e que pode gerar confusão, onde você pensa que o problema é a internet mas pode ser uma outra coisa.
Com essas dicas você poderá ter uma qualidade maior do serviço de internet via wifi na sua casa, melhorando assim sua conexão e atividades diária, sem problemas com as reuniões do trabalho ou ainda as ligações com a família.