As capturas de tela são essenciais quando você quer registrar algo que aparece no seu dispositivo e que não será possível salvar de forma convencional. Sendo assim você “printa” a tela e guarda aquela imagem. Faça anotações em capturas de tela.
Mas e quando precisamos destacar algo ou ainda inserir alguns comentários? É melhor que seja feito direto na imagem mesmo ao invés de um novo documento e é então que entra a edição da imagem capturada.
Abaixo vamos explicar como fazer anotações em capturas de tela em diversos sistemas operacionais e dispositivos. Com certeza você terá muito mais conteúdo nos seus arquivos a partir de agora.
Celulares Android
Para realizar capturas de tela num celular Android em geral é igual, basta acionar ao mesmo tempo o botão de desligar + volume baixo. Também tem a opção de deslizar a palma da mão de um canto da tela para o outro em algumas versões, verifique a sua.
Logo após a captura aparecerá na parte inferior da tela uma aba com as funções de editar ou compartilhar, selecione a segunda opção e nela você poderá desenhar na tela, redimensionar o tamanho da imagem, inserir texto, stickers, efeitos e muito mais.
Lembrando que você também pode acessar a imagem na galeria, lá terá uma pasta “capturas de tela”. Basta clicar na imagem desejada e então no botão na base da tela que parece um lápis para seguir com a edição.
Celulares iOS
Você pode realizar capturas de tela em celulares iOS pressionando o botão de ligar + volume para cima ou então usar o recurso “assistive touch”, após fazer esse procedimento aparecerá no canto da tela uma miniatura da imagem printada, basta clicar na mini imagem para abrir o editor.
O editor do iOS é igual ao do Android, que tem funções de mudar o tamanho da imagem, recortar algum fragmento, inserir texto com fontes variadas ou então possibilita riscar a imagem e até inserir outras ou emojis. E você também pode editar a imagem após ela já está salva na galeria também, basta clicar em “editar” para seguir da forma que preferir.
Computadores Windows
Para o computador o comando para tirar captura de tela é um pouco diferente, no caso do Windows você pode selecionar juntas as teclas Windows + Shift + S para abrir o Snip & Sketch, o editor que vem automático com o sistema operacional, com ele você pode sublinhar partes como se estivesse usando um marcador, inserir texto e outras funções.
Ou ainda você pode apenas pressionar a tecla PrintScreen, a questão é que usando esse recurso você precisará de um programa para “criar” essa imagem, como o Paint por exemplo, lá basta num documento em branco pressione Ctrl + V para colar a imagem printada da tela.
Computadores MacOS
Se quiser tirar uma captura de tela inteira em um sistema MacOS o usuário deve pressionar as teclas Cmd + Shift + 3 e da mesma forma que ocorre com o seu irmão de sistema operacional iOS aparecerá uma miniatura da imagem no canto da tela, basta então clicar nela para abrir o editor.
Nesse software é possível fazer anotações à mão livre, inserir formas, textos e vários outros artifícios que preferir. É bom sempre ressaltar que em todos você terá um botão para reverter as ações inseridas, desde que não tenha salvado a imagem ainda.
Essas dicas são muito importantes para quem busca levar mais informações para a captura feita antes de guardá-la para acessar posteriormente. Lembrando que as imagens após salvas ficam gravadas na galeria do celular ou então na pasta que selecionar no computador.