Receitas

Maravilhoso pão australiano para fazer em casa

Pão fresquinho é sempre bom, não é mesmo? Ainda mais esse que conquista qualquer paladar por ser adocicado e versátil. Você pode fazer para tomar café da tarde ou em formatos de hambúrguer para abusar com recheios incríveis. Enfim, aprenda esse maravilhoso pão australiano para fazer em casa.

Você verá que é muito fácil esse maravilhoso pão australiano para fazer em casa, é preciso um pouco de paciência como qualquer preparo de pão, mas vai valer a pena e você não vai conseguir parar de comer.

Maravilhoso pão australiano para fazer em casa
Pão australiano (Imagem: Google)

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo tradicional
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de centeio
  • ¼ de xícara de melado de cana
  • 1 xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 50g de manteiga em pomada
  • Fubá para polvilhar

Modo de preparo:

Primeiramente, numa tigela grande misture os secos, sendo as farinhas de trigo e centeio, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal. Num outro recipiente misture a água morna com o fermento. Atente-se de a água não estar muito quente, pois isso pode desativar a ação das bactérias do fermento. Misture até dissolver completamente.

Junte os secos com o fermento e comece a misturar, depois acrescente o melado de cana, nessa hora a massa já se formará, então indicamos que utilize as mãos a partir de então. É normal a massa estar seca e pesada, acredite no processo. Então acrescente a manteiga aos poucos amassando muito bem para incorporar a massa toda.

Sove a massa por 15 minutos, o indicado é que vá dobrando a massa sobre ela mesma para que ela vá criando camadas e ar entre elas, assim você sentirá que aos poucos ela ficará mais elástica.

Uma dica importante para esse passo da sova é que faça dentro de uma tigela mesmo, caso prefira levar para uma bancada não use mais farinha para polvilhar, isso poderá deixar sua massa mais seca e um pão mais pesado.

Após a sova e que pressiona o dedo na massa e ela retorna está pronto, deixe numa tigela coberta com plástico filme ou um pano úmido e leve para descansar num cantinho quente da casa até que ela dobre de tamanho, geralmente após 2h estará no ponto correto.

Depois do tempo completo de fermentação é hora de formatar os pães, neste caso você deve levar para uma bancada, cortar ao meio a massa e pressionar essa metade até que fique mais plana, então leve as bordas até o centro e em seguida enrole como um rocambole dando assim o formato característico desse pão.

Conclusão

Leve os pães para uma forma enfarinhada com fubá deixando um espaço entre eles já que ainda vamos deixá-los crescer por mais 1h antes de levar ao forno. Depois desse tempo polvilhe fubá em cima dos pães e leve ao forno por 30 minutos a 180°C ou até que fiquem dourados.

Para deixar esfriar um pouco o indicado é que tire da forma e deixe numa grelha, assim evita que a umidade prejudique o pão. Sirva a seguir com manteiga saborizada com ervas ou alho por exemplo ou como preferir, uma dica é uma calda de chocolate, fica incrível também. Outra opção é creme de ricota com tomate seco, experimente!

Esse pão ficou muito conhecido no Brasil após uma rede de restaurantes trazer para seus clientes e virou peça-chave dos seus atendimentos, hoje faz parte de hamburguerias que querem trazer esse diferencial.

E você, já vai começar a preparar esse pão maravilhoso para o seu café da tarde de hoje?

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Relacionados